segunda-feira, 27 de agosto de 2012

X Factor USA repagina nova temporada do programa e já tem os mentores das categorias definidos.


Foto : Demi Brasil
Matéria original por : Examiner 
Matéria traduzida e adaptada : Equipe DLBR

O “X Factor USA” fez uma enorme renovação em seu formato mudando todas as categorias, exceto a de grupos. Além disso, as categorias que os jurados do programa irão mentorar em 2012 já foram atribuídas.

O “X Factor USA” eliminou as categorias baseada no sexo dos concorrentes e agora tem todas elas baseadas na idade. Nenhum outro programa do X Factor no mundo já havia feito essas mudanças, desde que todos os outros ainda têm categorias baseadas no sexo dos participantes.

O programa norte-americano não tem mais essas categorias:
  • Garotos (cantores individuais com idade entre 12 e 29 anos)
  • Garotas (cantoras individuais com idade entre 12 e 29 anos)
Além disso, a idade mínima de um participante da categoria Superior foi reduzida dos 30 para 25 anos.  

Fontes nos contaram que as mudanças foram feitas principalmente para acomodar a jovem jurada do “X Factor USA”, Demi Lovato, que tem 20 anos. Embora também com as categorias anteriores, ela teria pontecial para mentorar concorrentes mais velhos que ela.

Aqui estão as novas categorias, bem como os jurados designados para treiná-las em 2012:
  •  Cantores individuais com idade entre 12 e 16 anos – mentorada por Demi Lovato;
  • Cantores individuais com idade entre 17 e 24 anos – mentorada por Britney Spears;
  • Cantores individuais acima de 25 – mentorada por L.A. Reid;
  • Grupos – mentora
    • da por Simon Cowell.
    Além disso, muitos dos grupos que passaram pelo “boot camp” e ingressaram na “casa dos jurados” da competição, são grupos que consistem de membros que originalmente fizeram audições como artistas individuais.

    Em 2010, Cowell e os outros criadores do “X Factor” formaram a boy band One Direction no “X Factor UK” usando esse método de colocar concorrentes individuais em um grupo. O One Direction se tronou o maior sucesso revelado pelo “X Factor”, por ter tido canções número 1 e turnês esgotadas em vários países. O grupo feminino Little Mix, que ganhou o “X Factor UK” em 2011, também foi criado utilizando desse método. (E assim como o One Direction, Little Mix também teve singles de sucesso nas paradas do Reino Unido e na Irlanda. Mas ao contrario do 1D, as meninas não lançaram suas músicas em países fora da Europa.)

    Em 2011, o “X Factor USA” utilizou desse método para criar dois grupos, o InTENsity (um grupo pop formado de 10 garotos e garotas com idade inferior a 18 anos) e o quarteto country/pop feminino Lakoda Rayne. InTENsity chegou ao 12º lugar da competição e desde então, se desfez. Lakoda Rayne chegou ao 9º lugar, e apesar disso, o grupo ainda está junto, mas não têm um contrato com uma gravadora.
    Cowell tem dito em várias entrevis tas que ele acha que o “X Factor USA” pode descobrir um grupo capaz de fazer tanto sucesso quanto o One Direction, os Backstreet Boys, o Destiny’s Child ou as Spice Girls.

    Apesar de sabermos os nomes dos competidores que se classificaram no Top 32 (todos os concorrentes da temporada), não iremos revelar porque já estamos cedendo informações demais. Mas podemos adiantar que os gêneros musicais são praticamente os mesmo que eram em 2011: A maioria é pop e R&B. Há alguns artistas de hip-hop/rap e também de rock ou country.

    O Top 32 deste ano deve ser revelado em um episódio que está previsto para ser televisionado entre o fim de setembro e o início de outubro de 2012. Os episódios ao vivo da segunda temporada do “X Factor USA” irão começar em Los Angeles em outubro deste ano.
    Enquanto isso, o “X Factor USA” liberou um novo vídeo da segunda temporada. Vários dos participantes são aqueles que fizeram audiçõ es em Oakland, CA, em 2012. Eu estava em todas as audições da cidade e tenho resumos das audições que aconteceram no local nos dias 16, 17 e 18 de junho. Não menciono o nome dos participantes ou suas cidades de origem, mas descrevo os competidores baseados em suas idades, sexos, qual música eles cantaram e o que alguns deles estavam usando.

    Para um dos concorrentes (o cara com um boné de baseball preto), os produtores lhe pediram para ele voltar no dia seguinte da sua audição apenas para filmá-lo caminhando pelo palco com o público o aplaudindo. Eles conversaram com o participante e com a plateia várias vezes para fazerem esse footage, e pediram ao público que aplaudissem de pé esse participante. Parece que por este material extra está no vídeo promocional, pode-se dizer que ele já é um dos favoritos. Como eu mencionei em um dos meus relatos, ele provavelmente será comparado com Chris Rene, um artista de hip-hop, que ficou em terceiro lugar no “X Factor” USA em 2011.
    Embora os artistas que irão fazer participações especiais na segunda temporada ainda não tenham sido anunciados, podemos esperar performances destes ex-alunos do “X Factor”, já que todos eles terão seus novos álbuns lançados nos Estados Unidos no fim do último trimestre de 2012:

    •    Melanie Amaro, vencedora do "The X Factor" U.S. em 2011
    •    Josh Krajcik, que ficou em segundo lugar no "The X Factor" U.S. em 2011
    •    Chris Rene, que ficou em terceiro lugar no "The X Factor" U.S. em 2011
    •    Marcus Canty, que ficou em quarto lugar no "The X Factor" U.S. em 2011
    •    Astro, que ficou em sétimo lugar no "The X Factor" U.S. em 2011
    •    One Direction, que ficou em terceiro lugar no "The X Factor" U.K. em 2010
    •    Cher Lloyd, que ficou em quarto lugar no "The X Factor" U.K. em 2010
    •    Olly Murs, que ficou em segundo lugar no "The X Factor" U.K. em 2009

    Todos estes artistas têm contrato com a Sony Music.

    O vencedor do X Factor USA receberá um prêmio 5 milhões de dólares e um contrato a Sony Music. Os competidores 
    elegíveis devem ser residentes legais dos Estados Unidos, ter no mínimo 12 anos de idade e sem um contrato atual com outra gravadora e ser legalmente capaz de trabalhar nos Estados Unidos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário