Fotos : Demi Brasil
Matéria original : Billboard
Matéria traduzida e adaptada : Equipe Demi Brasil
O diretor editorial da Billboard, Bill Werde abriu as entrevistas da conferência deste ano com os jurados do ‘X Factor’, L.A. Reid e Demi Lovato questionando-os sobre com qual de seus colegas de trabalho eles prefeririam ficar presos em uma ilha deserta – Simon Cowell ou Britney Spears.
Lovato imediatamente respondeu “Britney”, ela disse que é porque o “Simon seria a maior diva na ilha e morreria em poucos de dias, pois ele é muito velho.”
Reid – que atua como presidente e CEO da gravadora da Epic Records quando não está aparecendo na TV – riu e se recusou a responder. “Não dá pra superar essa,” disse ele.
O bate-papo – da 11ª Film and TV Music Conference da Billboard, que se encerrou nesta quinta-feira, 25 – desfrutou de Reid e Lovato partilhando gargalhadas, mas também de algumas opiniões sérias sobre a indústria musical e sua relação com as outras mídias.
A respeito dos participantes de seu reality show, Reid observou que, quando se trata de música, “As plataformas não fazem mágica. O artista faz. Se você vai estar lá, então é melhor você ser ótimo. Se você é bom, você irá se sair bem nos primeiros 30 segundos. Se levar dois minutos para chegar ao auge, talvez não seja o melhor. Sempre digo, ‘parta logo para o refrão antes de nos aborrecer. ’”
Lovato concordou e então, acrescentou, “Eles têm que te ganhar nos 30 primeiros segundos. Nas audições para o ‘X Factor’, é ainda menos que trinta segundos pra mim. Se eles não me ganham em 10 segundos, eu penso, ‘já deu’.”
Na atual temporada do “X Factor”, Reid está orientando o grupo mais velho dos concorrentes. “Os adultos tendem a levar mais tempo para chegar a este ponto,” ele ressalta. “As crianças só precisam de uma audição e olha que eles são novos nisso.”
“Os adultos têm um estoque de truques que eles podem usar a seu favor – eles viram mais e podem dar o melhor de si. As crianças são mais puras e não tão estrategistas. Os adultos tendem a ser mais teatral. Essa vai ser uma temporada difícil para mim – eu não tenho muitos conselhos para eles” disse L.A.
Falando sobre a indústria fonográfica, Reid afirmou: “De uma forma estranha, a queda nas vendas foi uma benção disfarçada. Isso forçou uma indústria complacente a se tornar criativa e explorar outras plataformas. Fomos a primeira a ser atingidos pela queda de vendas devido à pirataria, então tivemos que reagir primeiro. As outras indústrias que zombaram da gente agora estão sofrendo com o mesmo fado.”
Lovato, que contempla de uma carreira multimídia que inclui canto, atuação e aparição no ‘X Factor’, disse, “O programa de TV pode ajudar nas vendas de álbum, mas eu mantenho as minhas carreiras separadas. Atuação, ‘X Factor’, música – eu foco em uma coisa de cada vez e espero pelo melhor.”
Questionado sobre como ele equilibra criatividade com sua celebridade, Reid respondeu: “Eu não me sinto como se eu fosse uma celebridade. Ninguém é uma celebridade quando se está sozinho, e é ai que você tem que focar na sua criatividade. É assim que tudo acontece – qualquer um que leve o seu lado celebridade para um estúdio, vai ser dar mal. Muitas pessoas cometem o erro de se colocar em um pedestal. Quando mais novo, Bootsy Collins me disse ‘Não leia sobre si próprio na imprensa porque você vai começar a acreditar’.” Com uma risada, ele acrescentou, “Olhe as fotos – só não leia a matéria.”
Lovato concordou: “Você se torna um robô quando faz isso.” Ela admitiu que em sua transição da Disney ela passou por esse estágio de ‘super estrela’. “Eu não sei como eu fiz isso, pra ser sincera. Apenas sou aberta sobre os meus problemas, que é o que me torna relacionável. Eu não quis seguir a rota sexy porque eu não me sinto confortável com isso.”
Reid também disse que ele gostaria que a indústria da música tivesse uma relação mais próxima das indústrias de TV e Cinema. “No cinema, a música tende a ser uma reflexão tardia. Você vem depois do cinema e tem que lidar com taxas de licenciamento. Adoraria ver a música ser considerada no início do processo. Odeio assistir filmes onde as pessoas fingem estar dançando porque elas não têm a música como segurança no momento. Eles não dançam de acordo com o ritmo, porque ele não existe.”
Ele continuou, “Em qualquer campo criativo – música, cinema e TV – a canção e a história é a força vital. As pessoas acham que é a conexão – tirando por mim – mas isso acontece quando se tem um ótimo material. Não há alegria maior do que encontrar o que eu acredito ser uma ótima canção.”
Quando um participante [da conferência] disse a Reid que tinha uma ótima música e queria mostrá-lo, Reid respondeu: “Existem duas formas de responder a isso. Eu posso lhe dar a resposta politicamente correta – que é, ‘por favor, me envie ela’ – ou posso te dar a verdade: Você tem que ser muito competente e garantir que isso vá parar na minha mesa. Não é tão simples quanto colocar no correio ou me mandar o link no Twitter. Se trata do quanto você quer fazer música, de uma medida da sua aptidão sobre se o negócio é tão forte quando a sua criatividade. Então, fica com você.”
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